Maria Montoro

Desde pequena, Maria Montoro é apaixonada por teatro e está se preparando para ser atriz.

Ela contou para o S20 como é o fazer parte de um curso de teatro.

S20: Como surgiu a ideia de estudar teatro?
M.M.:
Eu nunca tive um sonho de ir para a TV, mas, sempre gostei muito de teatro, apesar de só ter começado a estudar isso nesse ano. Cheguei à procurar teatro na escola, mas, para entrar no curso, lá, tinha que ser sorteado e eu acabei não dando sorte. No ano passado, comecei a pensar no que eu iria querer estudar na faculdade (hoje, ela cursa o 30. ano do Ensino Médio). Acabei ficando um pouco perdida porque não conseguia escolher o que “fazer da vida”. Nessa hora, a esposa do meu pai me apresentou o teatro como uma opção de carreira, ela disse que me achava super extrovertida e que eu deveria tentar. Percebi que era uma coisa que eu realmente gostava e que, por isso, valia a pena tentar. Foi aí, que eu me animei pra ir atrás de um curso.

S20: Antes disso, você já tinha tentado, ou pensado em tentar, alguma outra coisa no ramo artístico?
M.M.:
Fiz balé, quando era pequena. Além disso, quando era criança, sempre brincava de teatro, me apresentando pra minha família, eu amava!

S20: Como você escolheu sua escola?
M.M.:
 Eu encaro o teatro como uma possibilidade de carreira, então, procurei uma escola que pudesse me dar uma base sólida.  A primeira, que entrei em contato, foi a Wolf Maya, uma das mais prestigiadas de São Paulo. Liguei lá e  fiquei sabendo que eram três anos de curso, com seis módulos. Pensei: “É praticamente uma faculdade!”, exatamente o que eu queria. Um outro motivo para eu ter escolhido esse curso, é que ele é bem geral: ensina tanto tevê quando teatro.

S20:  Você teve que passar por algum teste pra começar o curso? 
M.M.: Sim. O teste dura o dia inteiro e é divido em quatro fases, eles cobram bastante improviso e o próprio Wolf Maya é um dos avaliadores.

S20: Além de estudar teatro você é modelo. Como são as diferenças e semelhanças entre essas duas atividades?
M.M.:
 Eu faço parte de uma agência de modelos, por lá a maior parte dos castings (casting = testes de modelo) que eu faço são para trabalhos de foto ou comerciais de tevê. Uso bastante o que aprendo no teatro, principalmente para os comerciais.

S20: Como são as aulas?
M.M.:
No começo, temos muita teoria, temos que ler muitos livros e fazer exercícios, inclusive, muita gente chega à desistir curso por causa disso (risos)! Mas, têm aulas práticas também, como a de interpretação, nas quais a gente pratica várias cenas. São dois dias por semana, das 13h às 18h.

S20: Melhor e pior do curso?
M.M.:
O melhor é que o curso tem disciplinas completamente variadas, então, você sai com uma visão super ampla. O pior é quanto tem que estudar muito (risos). Todo mundo entra lá achando que, logo logo, já vai tá na Globo, fazendo filmes, etc. Mas, não é bem assim: tem que estudar muuuito pra chegar lá!

S20: Tem muita gente que procura o teatro pra perder a timidez. Você acha que a experiência te deixou mais solta? O que mudou em você depois do teatro?
M.M.:
Eu nunca fui tímida, mas acho que o teatro abre muito a cabeça. Na escola de teatro, você se envolve com todo tipo de gente: desde aqueles que guardam o último centavo para bancar o curso, até com com algumas das pessoas mais ricas de São Paulo. Gente de todos cantos do Brasil. Você tem que aprender a lidar com as pessoas. O melhor é que, lá dentro, ninguém é melhor que ninguém. Cada um pode ser o que quiser, isso abre muito a cabeça.

S20: A maioria dos filmes, séries e musicais que a gente vê aqui no Brasil são gringos. O que você acha sobre as produções e o mercado de cultura nacional?
M.M.:
Eu acho que, ainda que o investimento por aqui seja menor do que no exterior, o cinema brasileiro tem crescido bastante. Cada vez mais, surgem bons filmes nacionais. Mesmo assim, todos os meus professores falam que é muito difícil entrar no mercado, que é realmente um desafio! O público brasileiro também não vai muito atrás das produções nacionais, falta muito interesse!

S20: Você procura uma oportunidade na carreira de atriz, ou leva como um hobby mesmo?
M.M.:
Um pouco dos dois, eu vou fazer a minha faculdade para ter um plano B, mas, meu plano A é atuar.

S20: O sucesso na carreira de atriz está ligado ao reconhecimento do público. Você pensa em “fazer nome” no Brasil ou preferiria tentar algo internacional?
M.M.:
 Eu quero começar e firmar mesmo aqui no Brasil. Mas, acho que para estudar teatro, cinema e arte, tem que ir para fora. Por isso, eu penso em estudar fora, por um tempo, pra me aprofundar.

S20: Você já subiu no palco ou esteve em frente às câmeras alguma vez? Como foi?
M.M.:
Profissionalmente, ainda não. Mas, já subi no palco para fazer apresentações de dança e para praticar no curso da Wolf Maya. É uma sensação muito boa, super animadora! É incrível ter o pensamento:  ‘’aqui eu posso ser qualquer coisa’’, seja em frente as câmeras ou em cima do palco.

S20: Uma dica para quem quer começar:
M.M.:
Ter muita tranquilidade e ir com calma. Quando eu fui fazer o teste, encontrei muita gente que já tinha se apresentado, estudado teatro em outros lugares e que estava competindo por uma vaga comigo. Mesmo não tendo a menor experiência, não me deixei intimidar e acabei entrando de primeira. Se não tivesse mantido a calma não teria conseguido.

S20: Pra assistir: teatro; cinema ou tevê?
M.M.:
Teatro!

S20: Pra atuar: teatro; cinema ou tevê:
M.M:
Teatro, para poder migrar para outras áreas também.

S20: Um favorito em: teatro, cinema e tevê:

Teatro: Hair

Cinema: Os intocáveis

Tevê: Multishow

S20: Atuar pra você é:
M.M.:
Ser tudo que eu não posso ser na vida real

S20: Filme em que você adoraria ter participado:
M.M.:
‘’Muita calma nessa hora’’.

S20: Ator que te inspira
M.M.:
Fernanda Montenegro.

Fotos: Georgia Reinés

Tratamento de imagem: Aleksei Salles

Um comentário

  1. Oi meu nome é Luana Resende e eu amei a sua entrevista, Maria Montoro, meu sonho também é fazer teatro, mas nunca tive condições, mas se Deus quiser no próximo ano vou ir pra São Paulo, tentar me ingressar na Wolf Maya e suas dicas já vão me ajudar bastante na hora do teste!! bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *